Possuir um carro e mantê-lo funcionando bem pode ser muito difícil ou muito fácil – isso dependerá de você.

Embora muitas pessoas geralmente deixem de cuidar de seus carros até que algum problema sério apareça, você pode evitar problemas apenas com manutenções regulares.

Mudar seu filtro de ar regularmente é uma das muitas maneiras de manter seu carro funcionando sem problemas por muito tempo.

Assim, aqui estão cinco benefícios da troca de filtro de que podem auxiliar muito o seu carro e te ajudar a poupar dinheiro.

Maior Eficiência De Combustível

Quem recusaria a oportunidade de poupar combustível?

Para aqueles que querem se aproveitar desse benefício, basta realizar trocas regulares do filtro de ar do seu carro.

Em carros mais antigos, os estudos indicaram que, substituindo o filtro de ar sujo, você pode diminuir seu consumo de combustível em até 14%.

Além disso, alterando um filtro de ar entupido antigo, você permite que seu carro tenha a oportunidade de aumentar a aceleração de seis a 11 por cento.

O que pode ser melhor do que a diminuição do consumo de combustível e uma aceleração aprimorada?

Emissões Reduzidas

As emissões afetam muito o meio ambiente há décadas.

A boa notícia é que você pode ajudar a fazer a sua parte para reduzir as emissões, alterando seu filtro de ar regularmente!

Quando o seu filtro de ar está entupido, o fluxo de ar para o motor é reduzido, o que pode levar a uma série de problemas, como o depósito de impurezas presentes no ar, como fuligem, poeira, pólen e outras partículas no motor.

Ao permitir um aumento do fluxo de ar para o motor, você verá uma redução no consumo de combustível e redução nas emissões.

Prolonga A Vida Útil Do Motor

Todos querem que o carro dure para sempre, mas isso nunca vai acontecer.

É verdade que alguns carros duram mais que outros, e se você tomar as medidas certas para manter seu carro em boas condições, você pode ter um desses veículos.

O filtro de ar é projetado para “prender” sujeira e detritos que podem danificar as peças internas do motor.

Não se deixe enganar pelo tamanho dos detritos: mesmo algo tão pequeno quanto um grão de sal pode resultar em uma viagem cara ao mecânico.

Manutenção Barata E Rápida

Ter que trocar seu filtro de ar é uma das coisas mais baratas que você pode fazer em seu carro.

A peça em si custa quase nada em comparação com outras peças do carro e você pode substituí-la antes que dê problemas.

Porém, apesar de muitas pessoas trocarem  sozinhas, não recomendamos que o faça.

Isso porque existem tantas variedades de filtros de ar, que caso você não utilize o que foi projetado especificamente para a sua marca e modelo do carro, você terá muitos problemas.

Trocas No Momento Correto

Depois de inserir um novo filtro de ar, é muito fácil saber quando trocar.

Os filtros de ar devem ser trocados a cada 10.000 quilômetros – ou 6 meses -, mas se você dirige em áreas com poeira ou muito poluídas, deve considerar alterá-lo mais cedo.

Verifique o manual do proprietário em seu carro para descobrir como deve ser o cronograma de manutenção e quando o filtro de ar deve ser substituído.

Não o avalie com base na maneira como o filtro de ar fica do lado de fora também. É comum que os filtros de ar sujos possam parecer limpos, mas ainda assim devem ser substituídos no momento apropriado.

Quando você tem a capacidade de manter seu carro funcionando por mais tempo, por que não aproveitar isso?

Esteja ciente do que seu carro precisa e preste atenção à manutenção regular.

A Ômega entende a importância das trocas de seu filtro de ar e, por isso, presta o melhor serviço possível para que você aproveite melhor a longo prazo!