Horímetro: veja as vantagens desse recurso

Horímetro: veja as vantagens desse recurso

Esse equipamento é responsável por medir a quantidade total de horas que o carro rodou, ou seja, com o horímetro é possível saber a indicação de quanto tempo o motor do veículo está funcionando desde que saiu da concessionária. 

O horímetro oferece diversos benefícios aos usuários, como por exemplo: redução de gastos, organização e planejamento de manutenções preventivas e também checagem da vida útil do motor. Além disso, esse recurso serve para auxiliar pessoas que compram ou vendem carros usados, pois ele contém dados exatos. 

O horímetro é um equipamento novo presente  nos carros, capaz de complementar o trabalho do hodômetro ao trazer dados com precisão sobre os quilômetros rodados. Antes essa informação era uma suposição. 

Em relação a economia de dinheiro e combustível, o horímetro pode auxiliar o motorista, pois informa as horas trabalhadas do motor do carro, o momento exato de trocar óleo e até mesmo a hora de realizar uma revisão programada. 

Entenda a diferença entre o horímetro e o hodômetro

Sabemos que o horímetro mede a quantidade de tempo que um motor está em funcionamento. Já o hodômetro é responsável por medir a distância total que o carro percorreu, ou seja, ele mede o total de quilômetros rodados. Essa medida é feita desde o momento que o veículo sai de fábrica.

Os dados verificados por esse equipamento estão disponíveis no painel do veículo, junto ao indicador de velocidade. Além disso, o hodômetro pode ser analógico ou digital. 

O analógico pode ser encontrado em carros mais antigos, e o digital está disponível nos painéis de modelos mais modernos. A diferença entre os dois está na operação, o analógico utiliza pequenas engrenagens para seu funcionamento e o digital é eletrônico. 

Portanto, pode-se concluir que, o hodômetro sinaliza a quantidade de quilômetros que o carro percorreu durante sua vida útil. Já o horímetro indica o total de atividades de funcionamento do veículo e do motor através de relatórios mais precisos. 

Confira algumas vantagens do horímetro

A primeira vantagem é que o horímetro raramente demanda manutenção, basta verificar a boa qualidade do equipamento.  Além disso, ele permite que os motoristas possam realizar manutenções preventivas, pois possuem dados relacionados às horas trabalhadas pelas máquinas do veículo. Alguns exemplos de dados são: o número de ciclos, a tensão, a corrente e os acionamentos desse dispositivo. 

Outra vantagem é que o horímetro permite que haja a comunicação integrada entre ele e outras tecnologias, como os computadores de bordo.

Com esse equipamento o motorista tem acesso a uma tecnologia de ponta que fornece informações confiáveis que permitem o aumento da segurança, conforto e, até mesmo, economia. 

Gostou desse conteúdo? Veja também:  Injeção Eletrônica: funcionamento e manutenção